Boletim Econômico Semanal – Belo Horizonte | 07 de dezembro de 2020
Conjuntura Econômica
No contexto nacional, o mês de dezembro iniciou-se com a divulgação de dados relevantes para a economia brasileira. De acordo com o IBGE, o PIB trimestral subiu 7,7%, dados aquém do esperado pelo mercado. No mês de outubro, a Produção Industrial apresentou alta de 1,1% – recuperação tímida em relação aos meses anteriores.
Os mercados repercutem a euforia quanto ao avanço das pesquisas das vacinas contra o Covid-19. Na Europa, foi submetido a autorização de uso emergencial dos imunizantes da Pfizer, BioNtech e Moderna.
No cenário internacional, o PIB da Zona do Euro apresentou avanço de 12,5% em relação aos trimestres imediatamente anteriores, de acordo com dados divulgados pela Eurostat (escritório de estatística da União Europeia). Nos EUA, a divulgação dos dados do Payroll mostrou a criação de 245 mil vagas de trabalho no mês de novembro, números abaixo da projeção de 469 mil vagas para o período e menor adição de postos de trabalho desde maio. Ainda nos Estados Unidos, em consonância ao exposto anteriormente, no mês de novembro a taxa de desemprego caiu 6,7% – queda menor do que a esperada de 6,8%.
Em relação as expectativas apresentadas pelo Boletim Focus desta semana, o IPCA apresentou uma variação percentual expressiva configurando a 17º alta consecutiva (de 3,54% para 4,21%), em relação a 2021 o índice apresentou a 1º queda após a 6º semana seguida de alta (de 3,47% para 3,34%). O PIB apresentou a 5º semana seguida de redução na queda esperada, a expectativa passou de -4,50% para -4,40%.
A semana foi positiva para os principais benchmarks do mercado. Na renda fixa, as principais altas apresentadas foram nos índices IMA-B (2,08%) e IMA-B 5+ (3,24%). Na renda variável, o destaque da semana foi apresentado no S&P 500 (1,67%) e Ibovespa (2,87%) – alta puxada pelo otimismo apresentado no exterior e dados favoráveis referentes a economia chinesa.
Nesta semana teremos a divulgação do PIB Trimestral e a Variação no emprego referente a Zona do Euro. Nos EUA serão divulgados o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Índice de Preços ao Produtor e os Pedidos Iniciais do Seguro-Desemprego. No Reino Unido teremos a divulgação dos dados do PIB Mensal e da Produção Industrial. No Brasil, a semana conta com a divulgação do IGP-DI, IPCA e a decisão quanto a taxa de Juros Selic.