Boletim Econômico Semanal – Belo Horizonte | 04 de janeiro de 2021
Conjuntura Econômica
Os últimos dias de 2020 foram de pouca movimentação política e de agenda econômica vazia. Entre os dados de maior relevância divulgados estão o IGP-M, que apresentou alta de 0,96% em dezembro, e a taxa de desemprego, que atingiu 14,3% no trimestre compreendido entre os meses de agosto e outubro de 2020.
Houve também a divulgação dos dados de confiança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice apresentou piora na confiança do consumidor e do comércio, ao passo que houve uma melhora na confiança da indústria.
No contexto internacional o maior destaque dos últimos dias de 2020 foi o crescimento do número de países que deram início ao processo de vacinação contra o COVID-19. Houve também a saída oficial do Reino Unido da União Europeia (Brexit), finalizando um longo processo de negociações.
Em virtude das perspectivas positivas criadas pela vacinação, foi observado um fechamento positivo no mês de dezembro para todos os benchmarks acompanhados.
No fechamento do ano, apesar da forte volatilidade observada em virtude da pandemia, foram observadas perdas apenas para o SMLL e para o IFIX, índices representativos das empresas de menor capitalização de mercado e dos fundos imobiliários, respectivamente.
No campo positivo o Ibovespa fechou o ano com alta de 2,92% e o S&P500 com alta de 16,26%, o que evidencia a maior fragilidade da recuperação da economia brasileira após a pandemia. Na renda fixa a maior alta foi observada no IRF-M 1+, índice representativo da renda fixa prefixada longa.
O Boletim Focus desta semana apresentou uma estabilização nas expetativas para o PIB (-4,36%) e para o IPCA (4,38%) em 2020. Destaca-se a gradual deterioração nas expectativas para a recuperação do PIB em 2021, sendo esperado agora um crescimento de 3,40%. Na agenda econômica da primeira semana do ano serão divulgados os dados do Índice de Preços ao Produtor, do IGP-DI e da Produção Industrial no Brasil. Nos Estados Unidos serão divulgados Payroll e a Taxa de Desemprego.