Boletim Econômico Semanal – Belo Horizonte | 21 de dezembro de 2020
Conjuntura Econômica
Em uma semana fraca em termos da divulgação de dados econômicos, os mercados seguiram em alta com o otimismo gerado com o início da vacinação contra o COVID-19 em vários países. Com isso, foram observados ganhos em todos os benchmarks acompanhados, com destaque para as altas de 0,66% no IMA-B 5+, de 2,52% no Ibovespa e de 1,25% no S&P 500.
Dado brasileiro de maior destaque divulgado na última semana, o IBC-Br – considerado uma prévia do PIB divulgada mensalmente pelo Banco Central – apresentou alta de 0,86% em outubro. Esse índice evidencia a continuidade no processo de recuperação da atividade econômica, no entanto, em um ritmo inferior ao que vinha sendo observado anteriormente.
Na conjuntura internacional o maior destaque foi a expansão no número de países que deram início à vacinação contra o COVID-19. Destaca-se também que no último domingo (20) o Congresso dos Estados Unidos chegou a um acordo sobre o pacote de estímulos de quase US$ 900 bilhões, para aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 na economia.
Em relação às expectativas para os principais indicadores macroeconômicos, o Boletim Focus desta semana apresentou nesta semana a 19º alta consecutiva no IPCA esperado para 2020. Agora é esperada uma inflação de 4,39% para esse ano.
Para a semana de Natal a agenda econômica é esvaziada, com a divulgação de poucos dados de maior destaque. No Brasil são aguardados os dados referentes ao IPCA-15 e à taxa de desemprego. E no exterior são aguardados os dados do PIB do 3º trimestre nos EUA e no Reino Unido.
Por fim, a perspectiva é positiva para os últimos dias de mercado no ano. No entanto, a euforia inicial com a vacinação deve se dissipar, deixando o mercado mais sensível aos novos eventos, principalmente em relação a evolução dos números da pandemia pelo mundo e também em relação a situação fiscal brasileira.
<a href=’https://br.freepik.com/